ERA UMA VEZ O CINEMA


Glória Feita de Sangue (1957)

cover Glória Feita de Sangue

link to Glória Feita de Sangue  on IMDb

País: USA, 88 minutos

Titulo Original: Paths of Glory

Diretor(s): Stanley Kubrick

Gênero(s): Drama, Guerra

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.4/10 (162624 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Prêmios Jussi, Finlândia

Diploma de Mérito (Stanley Kubrick)

Sindicato dos Jornalistas Críticos de Cinema, Itália

Prêmio Fita de Prata de Melhor Diretor de Filme Estrangeiro (Stanley Kubrick)

INDICAÇÕES star star star star star

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme

Grêmio dos Roteiristas da América

Prêmio de Melhor Roteiro de um Drama Americano (Stanley Kubrick, Calder Willingham, Jim Thompson)

Sinopse: França, 1916 - Durante a 1ª Guerra Mundial, o Gen. Georges Broulard fala para seu Assessor, Gen. Paul Mireau, sobre seus planos para tomar uma fortificação inimiga nas próximas 36 a 48 horas.  Este vai ao front para informar o plano ao Coronel Dax, comandante do 701º Regimento de Infantaria.

Ao ouvir o plano, Dax mostra-se atônito por saber que o mesmo é inviável, suicida.  Mireau o ameaça de tirá-lo do comando se ele não concordar com o ataque proposto.

Dax, então, ordena ao Ten. Roget, ao cabo Paris e ao soldado Lejeune que façam um reconhecimento prévio da área.  Nessa missão, Roget lança uma granada contra Lejeune, pensando tratar-se de um inimigo, e foge.  Quando Paris o encontra, o acusa de covardia.  Roget o ameaça de insubordinação e, em seu relatório, esconde sua responsabilidade pela morte de Lejeune.

De madrugada, Dax comanda o ataque.  Como imaginava, o mesmo é um grande fracasso, com muitas baixas.  Mireau, que observava as ações de longe, com um binóculo, ordena uma segunda onda de ataque, ao verificar que toda uma Companhia ainda se encontra nas trincheiras.  Como os soldados não atendem à ordem, por julgarem suicida, Mireau ordena ao Capt. Rousseau que abra fogo contra suas próprias trincheiras, alegando insubordinação.  Rousseau pede-lhe que a ordem lhe seja dada por escrito.  Irritado, o general o ameaça com a Corte Marcial.

Não querendo admitir que o plano era inviável, Mireau anuncia a instalação de uma Corte Marcial para punir todo o Regimento por covardia.

Ao se reunir com Broulard e Mireau, Dax afirma que seus homens não são covardes.  Depois de muita discussão, são escolhidos o cabo Philippe Paris e os soldados Pierre Arnaud e Maurice Ferol para serem submetidos à Corte Marcial.  Durante o julgamento, Dax assume o papel de defensor dos três militares.  Entretanto, como já era esperado, os acusados são condenados à morte, por fuzilamento, no amanhecer seguinte.

Poucas horas antes do fuzilamento, Dax é acordado pelo Capt. Rousseau, que lhe conta sobre a ordem de Mireau para que fosse aberto fogo contra seus próprios homens.  Dax procura, logo a seguir, o Gen. Georges Broulard, a quem conta o que ouvira do Capt. Rousseau.  Tal fato não altera a situação dos condenados que, na hora marcada, são fuzilados.

Em seguida, Dax junta-se aos generais Broulard e Mireau, durante o café da manhã.  Na ocasião, Broulard diz a Mireau que está a par de sua ordem para que atirassem contra seus próprios homens, o que o obriga a afastá-lo do cargo e a abrir um inquérito por sua incompetência.  Voltando-se para Dax, Broulard comunica-lhe que ele estará sendo promovido a general e lhe oferece o cargo que era ocupado por Mireau.

Enojado com tudo o que ocorrera, Dax rejeita a promoção oferecida.

Elenco: